Paris Filmes tem o maior market-share de 2013 entre as distribuidoras

Pelo segundo ano seguido a distribuidora brasileira fica em primeiro lugar no ranking, em um ano de recordes do cinema nacional

Foi divulgado pela Superintendência de Acompanhamento de Mercado da Ancine (Agência Nacional do Cinema) um informe que confirma um recorde histórico para o audiovisual brasileiro em 2013, no que diz respeito, entre outros dados, aos números dos longas-metragens brasileiros lançados comercialmente no país.

Post Image 12

A Paris Filmes, individualmente ou em codistribuição, foi responsável por 20% do público de salas de exibição no ano, somados títulos nacionais e estrangeiros, repetindo assim a liderança em market share do ano anterior. O resultado é decorrente da aposta em grandes sucessos de público e crítica, como por exemplo, Jogos Vorazes: Em Chamas, segundo capítulo da saga, que levou apenas em seu primeiro fim de semana de exibição, mais de 1 milhão de espectadores aos cinemas brasileiros.

Veja aqui o estudo publicado pela Ancine.

As distribuidoras brasileiras foram responsáveis por 85,8% do público dos títulos nacionais exibidos em 2013, de um total anual (somando filmes brasileiros e estrangeiros) que resultou em 149,5 milhões de ingressos vendidos e renda de mais de R$ 1,7 bilhão. Foram lançados 127 filmes nacionais nos cinemas brasileiros, com público de 27,8 milhões de espectadores - e renda acumulada de R$ 296 milhões. A participação de público dos filmes nacionais em 2013 foi de 18,6%; dez produções nacionais ultrapassaram um milhão de ingressos vendidos e 24 tiveram mais de 100 mil espectadores, superando o número anterior de 17 filmes a alcançarem a marca no ano de 2012.

Foi também, segundo o estudo, o quarto ano consecutivo de crescimento do parque exibidor, com 2.679 salas em funcionamento no país. As regiões Nordeste e Centro-Oeste, com 14,3% e 13,1% de incremento no número de salas, respectivamente, foram as maiores responsáveis pelo índice.

Para 2014, a Paris Filmes, distribuidora 100% nacional e independente, continua apostando no lançamento de produções promissoras e de alta qualidade, como O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese (estreia nessa sexta-feira, 24 de janeiro), estrelado por Leonardo DiCaprio e com 5 indicações ao Oscar®; Philomena, com Judi Dench, com 4 indicações ao Oscar® (estreia 14 de fevereiro); o primeiro capítulo da saga Divergente, com Kate Winslet e Shailene Woodley (estreia em 18 de abril) e um dos filmes mais esperados do ano, Jogos Vorazes: a Esperança – Parte 1 (estreia prevista para 15 de novembro).

A grande variedade de títulos de sucesso distribuídos pela Paris Filmes, deve-se em grande parte ao seu diretor, Marcio Fraccaroli, CEO da empresa, que começou em 1976 como assistente de marketing e tornou-se sócio em 2004 - imprimindo uma identidade eclética ao catálogo da companhia, fruto de sua larga experiência na aquisição de filmes em festivais internacionais, como Cannes, Berlim, Veneza e Toronto.

voltar